Confira o passo a passo para implementar essa disciplina e engajar sua equipe nas MCIs da sua empresa, focando nas metas mais importantes para a organização!
Quais são as metas mais importantes?
As empresas buscam crescer ao longo do tempo. Para realizar tal feito, é recomendável que haja definição de metas corretas para guiarem os funcionários durante o trabalho.
Há uma infinidade de metas que podem ser traçadas, diversas estratégias e planos de ações para serem concretizados para trazerem mais prosperidade. No entanto, há alguns recursos, como o tempo, o capital humano e o orçamento, que limitam as possibilidades de se colocar tudo em prática e ter êxito.
Nesse contexto, existem as metas crucialmente importantes (MCI), ou seja, aquelas que realmente farão a diferença nos resultados da empresa. Portanto, esses objetivos devem ser tratados como prioridade por toda a equipe.
Afinal, estabelecer inúmeras metas para serem cumpridas ao mesmo tempo significa que a energia que cada uma terá à disposição será dividida e, provavelmente, insignificante. Essa realidade está longe de ser a desejável quando se trata de objetivos a serem alcançados.
Por isso, é fundamental focar, dentre todas as opções, quais serão as MCIs para o negócio, de acordo com a realidade atual e o cenário buscado para o futuro.
Brainstorming e as possibilidades existentes
Antes de definir as MCIs há uma etapa anterior: o brainstorming. É o momento em que se compartilha ideias e possíveis soluções para uma questão que está sendo analisada.
A etapa de brainstorming pode ser feita de três maneiras, sendo realizada por:
· Líderes: nesse caso, as MCIs terão uma visão mais organizacional e ampla, não se limitando à forma de operação das tarefas;
· Equipe ou representantes: os membros reunirão ideias sobre quais os objetivos são mais relevantes e merecem mais atenção atualmente, tornando cada um deles mais responsáveis pelas MCIs;
· Individuo: como o próprio nome sugere, é feito por uma só pessoa. Porém, pode haver a consulta com uma equipe posteriormente para determinar de que forma as MCIs serão trabalhadas.
Verifica-se, portanto, que as MCIs, podem ser determinadas tanto pela liderança (de cima para baixo) quanto pela equipe (de baixo para cima).
E qual é o cenário ideal? Que seja em conjunto, isto é, de cima para baixo e de baixo para cima. Desse modo, haverá a visão clara do líder para estabelecer quais as metas mais importantes, o engajamento e o comprometimento da equipe.
Como classificar e mensurar as metas?
Após a etapa de brainstorming e a seleção de quais objetivos serão trabalhados pelos membros da empresa, é necessário classificar e delimitar de acordo com determinados critérios.
A classificação diz respeito à natureza da MCI:
- Meta financeira: a meta que está relacionada com a lucratividade, o orçamento e os lucros do negócio;
- Meta de qualidade: é aquela que busca maior produtividade sem comprometer o padrão do produto ou do serviço que é ofertado;
- Meta estratégica: aborda questões como aquisição de vantagens competitivas no mercado, novas oportunidades, entre outros.
O próximo passo é calcular se as MCIs escolhidas possuem considerável impacto ao serem implementada. Isso se verifica através da análise se existe alinhamento entre as MCIs da equipe com as metas globais da empresa, se é possível medir o sucesso das metas, quais os responsáveis por garantir os resultados da MCI e se o desempenho deverá ser feito apenas pelo líder ou por toda a equipe.
Caso um desses requisitos não tenha uma avaliação interessante, pode ser o caso de reavaliar se a ideia é realmente adequada para ser considerada uma meta importante ou se o ideal é estabelecer outra meta no lugar.
Entenda como definir as metas importantes para a empresa
No momento posterior à seleção das metas e análise completa sobre a sua implementação, os objetivos precisam ser repassados aos membros da empresa de maneira clara.
Isso garante que haverá um entendimento mais compreensível sobre o que se trata e quais os limites de atuação.
É preciso ser sucinto ao declarar a MCI, ou seja, sem floreios ou informações supérfluas. Seja breve e direto, começando a definição da MCI com um verbo.
Também estipule qual a medida será considerada o marco inicial e qual é a relação disso com a MCI, definindo como ocorrerá a medição e o tempo disponível para o cumprimento.
Além disso, é preciso ter cuidado para que a meta não aparente ser vaga ou complexa demais para ser entendida. Simplifique a comunicação para aumentar as chances de ser entendida por todos.
Por fim, é preciso ter cuidado para que a MCI seja possível de ser alcançada. O líder precisa conhecer a realidade atual de produção, a quantidade de funcionários envolvidos na realização dos objetivos e o histórico de desempenho.
Desse modo, esse gestor conseguirá estabelecer uma meta desafiadora e, ao mesmo tempo, realizável. Como resultado, a equipe terá maior consciência do que deve ser feito e para qual o cenário futuro, devem trabalhar, o que aumentará o nível de engajamento deles.
E por haver um foco em metas crucialmente importante em vez de inúmeras metas para serem cumpridas ao mesmo tempo, conseguirão focar a sua energia no que de fato importa para trazer resultados mais relevantes para a empresa.
Em vez de estabelecer uma meta vaga como “nesse ano a empresa deseja ter um crescimento maior”, defina de maneira mais precisa, por exemplo, “aumentar em 100% a base de novos clientes no ano de 2024” ou “diminuir o cancelamento das assinaturas de 29% para 11% no primeiro semestre”.
Focar nas metas importantes significa, em uma primeira etapa, trabalhar para definir “o que” precisa ser realizado. A fase estratégica de “como” deverá ser realizada é posterior ao momento de estabelecer a MCI.
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