Conheça o primeiro dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes!

A proatividade é um grande diferencial buscado pelas empresas e que, por ser parte da natureza humana, pode ser desenvolvida e aprimorada por todos. O impacto dessa habilidade é verificado na carreira do profissional, na equipe da qual faz parte e na empresa em geral.

O que é o Hábito da Proatividade?

Em consulta aos dicionários, proatividade quer dizer tomar a iniciativa. Só que essa palavra significa muito mais quando analisamos que somos responsáveis pela nossa própria vida e comportamentos. Essa responsabilidade deve ser entendida como a habilidade de escolher a resposta.

Essa aptidão é muito valorizada pelas empresas desde o momento da contratação até quando se analisa a possibilidade de dar promoção pra um funcionário, tamanha é a sua importância durante a realização das tarefas.

Nesse contexto, o hábito da proatividade se mostra como a capacidade de se manter fazendo as escolhas conscientes de modo a ter controle da situação em vez de deixar que ela guie os comportamentos. Essa habilidade está relacionada com demais outras habilidades, como o entendimento da situação geral das empresas, suas metas e objetivos e boa relação com os demais membros da equipe.

As pessoas proativas são aquelas que entendem que as escolhas que devem fazer são com base em seus valores. Elas entendem que nem sempre estará diante do cenário mais ideal, porém assumem uma postura protetora e cautelosa e o ambiente não dita o modo como irão responder aos estímulos.

Por outro lado, as pessoas reativas se deixam ser guiadas pelos sentimentos. Assim, o ambiente externo determina o modo como ela vai reagir e inclusive pode impactar negativamente na performance. Além disso, também são guiados pelos sentimentos, circunstâncias e condições apresentadas.

Essas diferenças demonstram como o hábito da proatividade pode mudar consideravelmente a perspectiva e o comportamento dos indivíduos para se tornarem pessoas altamente eficazes na sua vida pessoal e profissional.

E a proatividade é uma característica de grande importância para quem ocupa cargos de liderança na equipe, porque o líder é um exemplo a ser seguido pelos demais funcionários, então criar a mentalidade de proatividade pode impactar positivamente toda a equipe e os resultados da empresa.

Tome a iniciativa da forma correta

Henry David Threau explica a importância da proatividade quando diz “Não conheço nenhum fato mais encorajador que a inquestionável capacidade humana de aceitar a própria vida através do esforço consciente”.

A maneira de tomar a iniciativa da forma correta inicia ao reconhecer a existência de responsabilidade na vida para gerar mudanças. Isso faz com que o comportamento deixe de ser passivo e se torne ativo.

Com essa mudança, outras se tornam mais prováveis de acontecer, como a busca pelo sucesso profissional e mudança de mentalidade e de atitude. Por exemplo, em vez de focar no problema de não saber como melhorar as habilidades profissionais, a postura passa a ser de busca pelas respostas e, a partir disso, a tomada de decisões.

Ao chegar a decisões da forma correta e trazendo as responsabilidades para si, o profissional consegue demonstrar o seu valor para a empresa e tem mais chances de crescer na carreira. Afinal, um profissional que entende a importância de tomar frente quando necessário e sugerir mudanças é de grande valia para a empresa.

Para ser proativo você precisa de atitude!

A proatividade não é exclusiva de uns ou outros, ela faz parte da natureza humana. Desse modo, é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos que estejam dispostos a tomar a atitude necessária em busca disso.

A iniciativa é o que separa quem é considerado ativo e passivo, porque o passivo aguarda que os outros façam o que deve ser feito ou que solucionem determinada situação, enquanto os ativos tomam as responsabilidades e agem de acordo com o esperado. A consequência é a estagnação do passivo e o crescimento do ativo.

Para o proativo, existe o estímulo e, a partir disso, ele tem a liberdade de escolha de qual resposta dará para aquele estímulo, com base na autoconsciência, na imaginação e na vontade.

No mundo corporativo, os proativos possuem vantagens em relação aos reativos, visto que aqueles mais frequentemente apresentam soluções para os problemas enquanto estes visualizam apenas os problemas.

Linguagem reativa X Linguagem proativa

Essas mudanças na mentalidade entre um sujeito reativo e o proativo são claras na hora de se comunicarem. Por exemplo, o reativo se baseia nos seus sentimentos para justificar uma situação, como “eu sou assim mesmo, não posso fazer nada para mudar quem eu sou”. Por sua vez, o proativo analisa onde pode mudar e manifesta “posso tomar outra atitude e melhorar”.

Outro caso claro e comum de acontecer é quando um problema surge e precisa de uma solução. A linguagem reativa mostra, no máximo, uma reação como “ah, se eu pudesse” quando não há intenção de fato de mudar a realidade. Já a linguagem proativa demostra “eu vou fazer”, ou seja, a clara manifestação de que irá se esforçar para resolver a questão e trazer as soluções necessárias.

Tudo isso é a explicitação das discrepâncias de mentalidade, que se verificam na linguagem a ser usada e nas ações ou omissões. E a proatividade é uma das características presentes em pessoas altamente eficazes na vida pessoal e profissional.

Portanto, o hábito da proatividade é essencial para quem busca o crescimento na carreira. É um diferencial enorme na postura dos empregados que afeta diretamente a qualidade do seu trabalho, sendo importante tanto para o trabalhador quanto para a equipe e a empresa como um todo.

Além da importância da proatividade em si, ela também está relacionada como uma das habilidades, vistas pelas empresas como diferenciais desejados em seus funcionários.