Diversidade e Inclusão: Por que os Líderes devem se atentar a este tema?

Saber lidar com a diversidade e a inclusão é fundamental para as empresas cumprirem corretamente o seu papel social e, principalmente, para terem mais chances de crescimento e de destaque perante o mercado.

Em uma empresa, os líderes são responsáveis pela gestão de processos e de pessoas. Por isso, devem estar preparados para lidar com a realidade de maior diversidade e de inclusão no trabalho.

Qual é a diferença entre inclusão e diversidade?

Esses dois termos estão frequentemente presentes no ambiente organizacional e podem ser confundidos por muitos como se referissem a um mesmo significado. No entanto, existem diferenças entre a inclusão e a diversidade.

O cenário de representatividade demográfica está relacionado diretamente com a diversidade. Isto é, de que forma a pluralidade de etnias, idades, orientações sexuais, de pessoas com deficiências e etc. Se encontra presente na empresa.

A diversidade, portanto, abrange as vagas oferecidas para todos esses perfis ingressarem na empresa através de um processo seletivo.

Trata-se não apenas de uma mera garantia legal ou de responsabilidade social, mas – principalmente – de oportunizar um ambiente de crescimento mais plural através de práticas de contratação de minorias.

Já a inclusão é um próximo passo nesse cenário, porque compreende estratégias para serem implementadas dentro do ambiente corporativo para que os funcionários se sintam pertencentes.

Isso se concretiza, por exemplo, com ações que gerem as mesmas oportunidades a todos, que visem combater os preconceitos e reformular a cultura da própria empresa.

Então, esses dois distintos conceitos são complementares e fundamentais!

Por que e como promover os temas de inclusão e diversidade nas empresas?

A pluralidade dentro de uma equipe possibilita que os profissionais troquem experiências de vida diferentes de acordo com a sua realidade, compartilhando outros pontos de vista e opiniões sobre um determinado assunto. Consequentemente, há um aumento nas chances dessa pluralidade gerar melhores resultados.

Essa mudança na equipe permite que cada funcionário se sinta mais à vontade de expressar as suas ideias para chegar em novas soluções. Aliando isso à nova cultura de trabalhar os temas de diversidade e de inclusão, os frutos são consideráveis e positivos para o ambiente corporativo.

Com o foco em desenvolvimento pessoal, as chances de se descobrir e de se desenvolver talentos também aumenta, o que é excelente tanto para o profissional quanto para a empresa.

As modificações se iniciam internamente através de medidas educativas para demonstrar a importância de: equidade, respeito e empatia.

Quais são os ganhos na cultura, no engajamento e no desempenho das equipes?

O clima organizacional melhora quando há diversidade e inclusão, porque os colaboradores se sentem mais acolhidos e respeitados pelos demais colegas. Com isso, facilita-se a troca de conhecimentos e de aprendizados entre os funcionários, o que também agrega valor para o negócio como um todo.

Afinal, de acordo com as suas características próprias, cada um possui uma vivência, experiência e diferentes pontos de vista sobre o mesmo problema. Assim, uma análise mais real sobre determinado tema e novos insights, soluções e resultados positivos são criados.

Um ambiente empresarial em que as diferenças são respeitadas faz com que os conflitos entre os funcionários diminuam de frequência, melhorando o clima organizacional.

Tudo isso garante com que a produtividade individual e geral seja otimizada e que as metas estipuladas sejam mais facilmente alcançadas.

Portanto, valorizar a diversidade e a inclusão nas empresas significa impulsionar um local inovador e de crescimento e resultados mais expressivos.

A importância do Recursos Humanos para promover inclusão nas empresas

O setor de Recursos Humanos (RH) é responsável por garantir que a diversidade ocorra desde o processo seletivo e que a inclusão seja pauta constante no dia a dia da empresa.

Por exemplo, no processo seletivo, algumas ações podem ser tomadas em busca desse objetivo, como adequar as etapas de acordo com eventuais necessidades. No caso de um deficiente auditivo a ser entrevistado, recomenda-se a participação de um intérprete de libras.

No cotidiano da empresa, os responsáveis pelo RH devem colocar em prática uma nova cultura de mais respeito através de informações sobre as diferenças e os benefícios disso através de treinamentos.

A atenção com o espaço físico é essencial para se adaptar à nova realidade, por exemplo, com ajustes na estrutura física (portas, rampas, corredores) para comportar um cadeirante. Do mesmo modo, outras alterações podem ser realizadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa ou funcionários.

Atualmente, a pluralidade é uma realidade das empresas e que deve ter os devidos cuidados para garantir o bem-estar geral em prol de um ambiente de trabalho com mais representatividade.

O papel dos líderes nesse contexto

Como gestores de processos e de pessoas, os líderes são peças-chaves para garantirem que a inclusão e a diversidade sejam um cenário enriquecedor entre os colaboradores.

De acordo com o seu cargo, a equipe enxerga no gestor um exemplo a ser seguido. Por isso, demostrar respeito com as diferenças e valorizar os talentos são atitudes esperadas de um bom líder.

O gestor deve ter humanização nas relações e, devido à sua habilidade interpessoal, deve saber extrair o que cada um possui de melhor  conforme as suas aptidões que se destacam na equipe com o intuito de otimizar as performances e os resultados em busca de metas a serem alcançadas.

Para liderar a diversidade da melhor forma, o líder precisa estar comprometido com a gestão de uma equipe plural, ter coragem para trabalhar os desafios, ser um bom comunicador e ter inteligência interpessoal para lidar da melhor forma com seus liderados.

No ambiente corporativo, tratar sobre diversidade e inclusão vai muito além de cumprir um papel social, porque engloba a importância da pluralidade e as vantagens de ter uma equipe assim para o crescimento dos funcionários e da empresa.