João Palmeira, Palestrante, Consultor, Escritor e Professor na FranklinCovey Brasil, fala neste artigo o que é a segurança psicológica e também por que você e sua empresa devem se preocupar em criar a segurança psicológica. Confira a seguir!

Você e sua equipe levam a cabeça e o coração além das mãos para trabalhar?

Trabalhar em qualquer ramo de atividade exige atualmente, que o trabalhador do conhecimento (eu e você) levemos nosso espírito colaborativo além de nossas ideias. Tudo muda o tempo todo, é preciso estar atento e pronto para contribuir a qualquer momento.

Como organização continuar no processo de criação de valor, exige de cada um de nós a compreensão de que nosso maior ativo são as pessoas. Está tomada de consciência é expressa por palavras e deve ser sentida no dia a dia nos comportamentos de todos na organização. Como disse Dr. Stephen Covey, “o salário compra as mãos, o coração e a mente são oferecidos voluntariamente”. Sua equipe se sente realmente à vontade para oferecê-los? Essa semana em uma classe a discussão levantada sobre o clima no ambiente laboral, culminou com uma reflexão: as empresas de fato conseguem criar um ambiente onde a segurança psicológica esteja prese

O que é a segurança psicológica?

Segundo Amy Edmondson, professora de Harvard, a segurança psicológica é “uma crença compartilhada de que o ambiente é seguro para a interação interpessoal de riscos”.  É um ambiente onde o colaborador se sente à vontade para discordar de forma respeitosa, sem medo de retaliação. Onde pode buscar a inovação sem medo de que um eventual erro possa colocar em xeque sua situação. Neste ambiente o aprendizado é apoiado por toda a liderança.

O oposto é um local onde a inovação, o crescimento e o desempenho individual e coletivo passam longe. Uma situação assim foi chamada de “Silêncio Perigoso” onde funcionários, clientes ou comunidades sofreram danos físicos e emocionais por vivenciarem uma cultura de medo em fazer perguntas, falar o que pensam e sentem ou mesmo pedir algum tipo de ajuda. Um estudo mostrou que 85% dos colaboradores entrevistados relataram pelos menos uma ocasião em que se sentiram incapazes de levantar uma preocupação com seus chefes, mesmo acreditando que o assunto era importante.

Por que você e sua empresa devem se preocupar em criar a segurança psicológica?

Para as equipes a segurança psicológica se torna uma alavanca rumo a eficácia. Torna a coesão e a capacidade de enfrentar desafios muito mais fácil. Atualmente trabalhadores de todos os níveis, gastam 50% mais tempo colaborando do que há 20 anos. Desenvolver a capacidade de trabalho conjunto tornou-se mandatório. Poucos produtos na atualidade são criados por indivíduos solitários. A maioria de produtos e serviços criados hoje, são frutos de ações interdependentes.

Organizações em que a promoção da segurança psicológica faz parte do dia a dia, tem maior facilidade para reter seus talentos. Em um ambiente seguro o sentimento de valorização e respeito, contribui para que as pessoas se sintam ouvidas, compreendidas e queiram ficar.

Quando as pessoas experimentam um ambiente de segurança que as encoraja a expressar suas opiniões e visões, o processo de tomada de decisões é aprimorado. Múltiplas vozes e perspectivas são levadas em consideração, o que culmina em decisões mais fundamentadas.

Qual o seu papel como líder para a criação e manutenção da segurança psicológica?

Como líder você deve incentivar as pessoas de sua equipe a colocarem à mesa ideias ousadas, mesmo que em um primeiro momento possam parecer “fora da casinha”. Será possível dessa maneira fomentar o espírito criativo e a colaboração fará parte do dia a dia, uma ideia ousada poderá ser o trampolim para outras ideias aplicáveis.

Conta-se uma história que um navio ao retornar ao seu país passando por uma área salpicada de minas aquáticas, se viu preso.  Corria risco de detonar uma ou mais delas o que certamente o levaria a pique. O comandante, convocou todos ao deck externo e apresentou o problema – corriam risco de morte se não encontrassem uma solução.  Em meio a discussão um marinheiro sugeriu urinar nas minas aquáticas, foi prontamente rechaçado por seus colegas. No entanto, um engenheiro concordou com a ideia maluca. Disse que a única maneira de afastar as minas aquáticas sem que detonassem, seria aspergindo água sobre elas.  Com as mangueiras de incêndio, bombearam água do mar e jogaram-na sobre as minas abrindo espaço para retornarem e compartilhar a história. Deixar as críticas do lado de fora da porta, pode criar um ambiente colaborativo onde a espontaneidade e a criatividade sejam a linha mestra.

Pense por um instante: Sua equipe tem voz e contribui para a solução de um desafio quando o nível de estresse está nas alturas? A comunicação é aberta? Você procura dar todas as respostas ou busca sugestões?

Alguns comportamentos da liderança podem contribuir para que o ambiente seja seguro, entre eles estão:

  1. Ser acessível e disponível
  2. Reconhecer os limites do conhecimento
  3. Estar disposto a exibir falhas
  4. Convidar a participação
  5. Destacar falhas como oportunidades
  6. Usar linguagem direta e aberta
  7. Definir limites
  8. Responsabilizar pessoas por suas transgressões

Um líder pode inspirar com seu discurso, no entanto, ele arrebata com seu exemplo.

Que políticas a empresa deve aplicar para que a segurança psicológica faça parte de seu dia a dia?

Com o assédio e a discriminação, a tolerância deve ser “zero”, é preciso fomentar um ambiente seguro.

O ambiente laboral deve ser um local onde reuniões para a discussão de qualquer tipo de assunto, mesmo que sejam delicados ou sensíveis, independente da posição qualquer colaborador possa se sentir à vontade para colaborar. A participação deve ser encorajada e valorizada.  Uma pesquisa de 2017 de Instituto Gallup identificou que de cada 10 colaboradores, apenas 3 concordavam com a afirmação de que suas opiniões eram levadas em conta. O Instituto fez uma projeção que, “se a proporção fosse de 6 para 10 colaboradores, as organizações poderiam realizar uma redução de 27% no volume de negociações, uma redução de 40% nos incidentes de segurança e um aumento de 12% na produtividade. Quanto isso vale em termos de valorização humana, resultados no ambiente e retorno para os acionistas?

É necessário que a ferramenta de feedbacks seja amplamente utilizada para construir um ambiente de desenvolvimento e melhoria contínua entre todos (líderes/liderados – liderados/líderes – pares). Onde a cultura de feedbacks existe e é aplicada de forma planejada e estruturada, os ganhos para os envolvidos são substanciais em termos de comunicação fluida, alinhamento de expectativas, monitoramento dos processos, ganho de tempo na execução estratégica entre outros tantos ganhos.

Políticas rigorosas para prevenir o assédio e a discriminação, resultam em um ambiente onde cada funcionário se sente protegido, independentemente de sua origem étnica, gênero, orientação sexual ou quaisquer outras características pessoais.

A empresa deveria criar ou estabelecer espaços ou momentos seguros para conversas abertas e honestas. Pode ser uma reunião regular de equipe, um grupo de discussão, uma sessão de compartilhamento de ideias ou uma reunião um a um.

Nas relações sociais sejam elas, presenciais ou virtuais deve-se ter em mente:

  1. Fomentar o Respeito Recíproco: em qualquer relação interpessoal, a valorização mútua desempenha um papel vital. Isso implica em tratar as pessoas com dignidade, ouvir atentamente e manifestar empatia em relação às vivências e pontos de vista alheios. Gestores estabelecem um ambiente virtual livre de preconceitos, incentivando os membros da equipe a interagirem e se expressarem livremente por meio de chats, fóruns e ferramentas de colaboração.
  2. Aceitar a Fragilidade: membros da equipe em algum momento poderão ter que acolher e dar suporte uns aos outros durante períodos vulneráveis. Eles reconhecem que todos enfrentam dificuldades e têm suas imperfeições, fortalecendo assim seus laços emocionais. Grupos de apoio online para questões de saúde mental ou outros desafios pessoais são moderados de forma a criar um espaço seguro para os participantes compartilharem suas experiências e receberem apoio.
  3. Comunicação Aberta: em um relacionamento pessoal, os parceiros se comunicam de forma aberta e honesta. Eles compartilham seus sentimentos, preocupações e pensamentos sem medo de críticas ou julgamentos. Em plataformas de discussão e comunidades online, os moderadores estabelecem diretrizes explícitas de conduta e supervisionam a interação para assegurar que seja um espaço seguro, onde todos os membros possam participar sem preocupações com assédio ou comportamento inadequado.

A falta de segurança psicológica pode levar ao estresse, à ansiedade e à exaustão. Em contrapartida, um ambiente onde as pessoas se sentem seguras para expressar suas preocupações e emoções contribui para a saúde mental, o bem-estar e resultados positivos.

Como escreveu Amy Edmondson, “Os líderes de hoje devem estar dispostos a assumir o trabalho de expulsar o medo da organização para criar as condições para o aprendizado, a inovação e o crescimento”. A segurança psicológica é uma fonte crucial de criação de valor em organizações que operam em um ambiente complexo de mudança. Pense nisso.

Boa reflexão!