Se você quer saber o que é uma liderança liberal dentro de uma empresa, nós podemos te ajudar.
A liderança liberal nada mais é do que um estilo adotado pelo líder de uma equipe com foco na autonomia. Ou seja, um líder liberal deixa que sua equipe tenha autonomia para lidar com as situações do dia a dia como bem entenderem. Com essa liberdade, os colaboradores têm o direito de tomar as decisões que acham melhor para cada situação, mas isso nem sempre é positivo.
Quer saber um pouco mais sobre esse tipo de liderança e quais são suas vantagens e desvantagens? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.
Características da liderança liberal
A principal característica da liderança liberal é permitir que cada membro da equipe tome decisões com total liberdade, sem a interferência do líder da equipe. A liderança liberal é conhecida também como liderança delegativa ou Laissez-Faire e é um tipo de liderança geralmente aplicado em startups.
Isso acontece porque em startups todos os profissionais têm um alto grau de capacitação profissional e proatividade. Mas nem tudo são flores.
Para que a liderança liberal funcione bem, é preciso que o líder confie na sua equipe completamente, além de garantir que ele mesmo é alguém com quem se pode contar. Na liderança liberal, o líder é o responsável pelas decisões tomadas pela sua equipe, mesmo que não seja ele o responsável direto.
O líder liberal deve montar as equipes de acordo com as habilidades de cada colaborador, para que as decisões tomadas sejam sempre as melhores. Dessa forma, o papel do líder é estipular os objetivos e servir de suporte para a sua equipe, sendo responsável pelas ações tomadas.
Portanto, em equipes onde os colaboradores só tomam decisões com o líder como guia, a liderança liberal pode não ser a melhor opção. Outro cenário onde a liderança liberal pode não se adequar é em empresas onde os colaboradores só conseguem trabalhar sob ordens diretas.
Vantagens da liderança liberal
São várias as vantagens da liderança liberal, principalmente em empresas onde cada membro da equipe tem grande proatividade. Separamos as principais vantagens desse tipo de liderança para te ajudar a entender melhor sobre o assunto.
-
Democratização das tomadas de decisão
Um local onde cada membro da equipe pode tomar as decisões que acha melhor para cada situação é muito mais democrático, e isso é uma grande vantagem. Isso acontece porque cada profissional dentro da equipe tem uma visão diferente é extremamente importante para mostrar um novo ponto de vista.
Sem a influência de um líder tomando as decisões por toda a equipe, a visão de cada profissional tem muito a acrescentar, principalmente antes de uma tomada de decisão. Dessa forma, todas as ações que da empresa serão muito mais democráticas e portanto, eficazes.
-
Autonomia
A autonomia é essencial, principalmente quando o trabalho é relacionado com a criatividade. Ela permite que a equipe possa usar seu conhecimento de forma mais livre e com menos pressão de fatores externos.
Além disso, a autonomia torna o ambiente de trabalho seja muito mais leve, por permitir a individualidade de cada membro da equipe. Permitindo que os profissionais monitorem seu próprio desempenho e sua agenda, melhorando a sua produtividade.
Dessa forma, cada membro da equipe colabora ao máximo para conquistar o objetivo final, mas sem se sentir pressionado durante o processo.
-
Desenvolvimento de novas habilidades
A autonomia permite que haja um maior desenvolvimento de habilidades entre os membros da equipe, como a habilidade de resolver problemas e a proatividade. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe é muito mais desenvolvida, já que cada membro da equipe é essencial.
Dessa forma, a capacidade de se comunicar claramente e o espírito colaborativo são algumas das habilidades adquiridas em um sistema de liderança liberal.
-
Maior conhecimento da empresa como um todo
Com a liberdade de tomar decisões, cada colaborador irá precisar conhecer mais sobre a empresa em si para poder solucionar problemas e tomar boas decisões. Isso vai permitir que cada colaborador seja um grande conhecedor da missão e projetos da empresa, além de possuírem grande conhecimento da área em que atuam.
Esse conhecimento é de grande ajuda não só para tomar sempre as melhores decisões, mas também para servir como uma espécie de guia para novos colaboradores. Por isso, os profissionais mais experientes podem ajudar novos colaboradores a entender melhor sobre a empresa e sobre o trabalho que precisa ser feito.
Desvantagens da liderança liberal
Mesmo com muitas vantagens, há algumas desvantagens na liderança liberal, principalmente em equipes com pessoas menos experientes ou qualificadas. Separamos as principais desvantagens desse tipo de liderança para te ajudar a entender melhor sobre o assunto.
-
Dificuldade em manter um ritmo de produção
A autonomia proporcionada pela liderança liberal pode se tornar uma desvantagem quando os membros da equipe não conseguem manter um ritmo. Dessa forma, a produtividade da equipe vai ser afetada consideravelmente, pois com partes faltando, o projeto não pode ser completado.
Além disso, qualquer decisão errada ou falta de comunicação entre os membros pode causar grandes perdas de tempo e diminuição na produtividade de toda a equipe.
-
Independência
A independência nem sempre é uma vantagem, principalmente quando os colaboradores não conseguem produzir sem o líder para delegar as tarefas. Essa independência pode criar um cenário onde os membros da equipe estão perdidos, sem conseguir cumprir suas funções, afetando diretamente na produtividade da equipe.
Essa falta de independência irá afetar a equipe de uma forma que os prazos estabelecidos podem ser impossíveis de cumprir. Além disso, a figura do líder é imprescindível em situações onde os colaboradores não conseguem se adaptar a uma forma de trabalho com maior independência.
-
Falta de organização
Para que uma equipe atinja os objetivos esperados, é preciso que cada membro da equipe seja capaz de organizar seu tempo da melhor forma possível. Em um ambiente com pouca organização, é muito provável que erros inesperados surjam durante o andamento do projeto.
-
Figura do líder enfraquecida
Em um ambiente liberal, pode parecer que apenas os membros da equipe estão envolvidos em um projeto, o que enfraquece a figura do líder. Para evitar esse problema, o líder precisa sempre se mostrar presente, apoiando na tomada de decisões e liderando a equipe de acordo com cada situação.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a liderança liberal e também se esse tipo de liderança se enquadra na sua empresa.
Para que a empresa consiga alcançar esse modelo de liderança, é obrigatório que líder e equipe sejam altamente capacitados. Somente dessa forma será possível obter a confiança da empresa.
Conheça as capacitações ofertadas pela FranklinCovey!
Agora tudo que você precisa fazer é encontrar a melhor forma de aplicar esse estilo de liderança e garantir um ambiente mais democrático e leve na sua empresa.
Deixar um comentário