O mundo está em constante mudanças – e o mundo dos negócios não fica atrás.
Todos os dias, novas ideias, tecnologias e ferramentas surgem e a sua empresa precisa se adaptar. Na loucura que é realizar mudanças no ambiente de trabalho, instalar uma nova mentalidade na cultura organizacional de seus colaboradores pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas é importante saber realizar essas mudanças para que elas te levem a bons resultados – e não o contrário.
Seja qual for o segmento da sua empresa, eu tenho certeza de que um dos seus principais desafios hoje é manter seus colaboradores motivados e satisfeitos com o fluxo de trabalho que desempenham dentro da sua organização. Quando se fala em mudar a cultura da sua empresa então, manter o pessoal engajado sem tecer críticas às mudanças é o grande desafio a ser vencido.
Por isso, você ou o gestor responsável por lidar com a gestão de equipes tem a missão de tornar seus colaboradores mais felizes, produtivos e maleáveis para aceitar as mudanças e os desafios que aparecem todos os dias na empresa. Mas como fazer isso? E o mais importante – porque investir nisso?
Bom, o que podemos dizer a princípio é que investir na felicidade e na motivação dos colaboradores da empresa traz muita economia e isso é uma conta básica: quanto mais felizes os colaboradores estiverem, menos eles pedirão desligamentos da empresa e no inverso, menos o setor de gestão de equipes precisará demitir funcionários. Ou seja: retenção de talentos e melhora na qualidade dos resultados produzidos pela equipe.
E como fazer as mudanças comportamentais para melhorar o ambiente de trabalho?
Como já se pode perceber, a questão principal é mudar o ambiente. Então, o que o gestor pode fazer é:
- Promover uma cultura de valorização do colaborador
- Oferecer cursos de inteligência emocional
- Criar um ambiente de abertura
- Desenvolver as habilidades dos seus colaboradores
- Realizar treinamentos de aperfeiçoamento
Todas essas ações fazem com que as relações entre os colaboradores sejam humanizadas, o que faz com que as tensões no ambiente de trabalho também diminuam. Uma outra forma de fazer com que os colaboradores se tornem mais receptivos a novas mudanças e se tornarem ainda mais engajados com a sua empresa é transmitindo informações à eles – deixar com que os colaboradores saibam da verdadeira situação da empresa faz com que eles se comprometam mais com o trabalho, além de fazer com que eles se sintam mais dentro da organização e não um mero funcionário.
Se atentando a esses pilares, realizar mudanças no comportamento da sua empresa não será um bicho-de-sete-cabeças!
Deixar um comentário