Entenda o que é liderança inclusiva e como desenvolvê-la com estratégias práticas para ativar mudanças, construir o pertencimento e criar oportunidades para todos em sua empresa.
Em um ambiente corporativo cada vez mais marcado pela diversidade de pessoas, a liderança inclusiva surge como um pilar essencial para o sucesso das organizações. Além de ser uma estratégia de governança perspicaz, a inclusão contribui para a inovação e a produtividade, bem como promove ambientes mais justos e engajadores. Mas o que, exatamente, significa liderança inclusiva? E como as empresas podem desenvolvê-la?
O que é liderança inclusiva?
Liderança inclusiva é a capacidade dos líderes de valorizar e integrar as diferenças individuais, para criar um ambiente onde todos se sintam respeitados, ouvidos e capacitados a contribuir. Mais do que tolerar as diferenças, a liderança inclusiva incentiva a colaboração e promove a imparcialidade.
Líderes inclusivos reconhecem que cada indivíduo traz perspectivas únicas, que, quando valorizadas, impulsionam soluções criativas e tomadas de decisão mais acertadas.
Como desenvolver a liderança inclusiva?
Liderar de modo mais inclusivo e criar um ambiente de alta confiança, no qual todos possam se sentir confortáveis para contribuir com seus melhores esforços e ideias, exige um compromisso consistente com a preservação da individualidade. Os líderes precisam estar preparados para adaptar seus estilos, métodos e habilidades, com o intuito de promover a inclusão em seus comportamentos e decisões diárias.
Três ações essenciais podem orientar a liderança comprometida com a inclusão no ambiente organizacional:
-
Ativar mudança
O líder inclusivo busca conhecer os pontos fortes individuais das pessoas e colocá-los em ação, reconhecendo e validando a diversidade. Confira três práticas capazes de ativar mudança:
- Adote uma mentalidade de crescimento sobre cada membro da equipe
Conexões humanas reais são a base das ações que visam ativar mudança e a inclusão começa com a disposição de transformar sistemas e comportamentos que perpetuam desigualdades. Um líder inclusivo almeja interagir verdadeiramente com todos os membros da equipe, sempre em busca de constatar se existem pessoas com as quais ele não tem se conectado tanto, e com a intenção de criar conexões genuínas.
- Interaja com a curiosidade para criar conexões intencionais
O objetivo dos relacionamentos com os membros da equipe não é apenas fazê-los se sentirem bem momentaneamente, e sim alcançar um alinhamento capaz de transmitir de maneira eficaz o apoio da liderança aos colaboradores. Os líderes devem dispor de algum tempo com cada membro da equipe para serem curiosos sobre quem são, o que os motiva e como desejam crescer.
- Aumente a visibilidade dos membros da equipe por meio do reconhecimento e por advogar a favor deles
O reconhecimento não deve ser obtido apenas por meio de um esforço excepcional. A liderança inclusiva busca dar crédito e valorizar trabalhos e tarefas menores bem-feitos no dia a dia, até mesmo dizendo aos outros sobre o excelente trabalho que está sendo feito. Isso é capaz de criar redes e conexões e de enviar o sinal de que mesmo os pequenos esforços estão sendo vistos e apreciados.
-
Construir pertencimento
Criar um senso de pertencimento é fundamental para que todos os colaboradores se sintam valorizados e comprometidos com os objetivos organizacionais Para construir pertencimento:
- Organize reuniões e celebrações de equipe inclusivas
As reuniões devem ser um espaço seguro e inclusivo, nas quais todos se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias. Para definir o tom, os líderes devem extrair os insights exclusivos de cada pessoa, pedindo a opinião de todos e destacando as diversas contribuições dos membros da equipe e incentivando que todas as opiniões sejam expressas — inclusive aquelas com as quais eles não concordem inicialmente.
- Desafie práticas e atitudes que não sejam inclusivas
Sem dúvida, uma das atitudes mais difíceis de ser tomada, no entanto de extrema importância,
envolve destacar comportamentos, comentários e atitudes inadequados, ainda que enraizados em preconceitos inconscientes. É um processo delicado, que requer assertividade e empatia imediatas, para que fique evidente que práticas e atitudes não inclusivas precisam ser eliminadas do cotidiano empresarial.
- Facilite conversas honestas com a equipe
Os líderes não precisam esperar por um incidente desconfortável para falar sobre inclusão. Em vez disso, eles devem antecipar diálogos que ressaltem quão importante é a inclusão no ambiente de trabalho e, juntamente com os membros da equipe, definir as ações que criem uma cultura inclusiva, capaz de proporcionar conversas honestas baseadas no respeito mútuo.
-
Criar oportunidades
A inclusão também se manifesta na distribuição equitativa de oportunidades. Para garantir isso:
- Procure o potencial em cada membro da equipe
A liderança inclusiva acredita genuinamente que há potencial em todos. Eles podem procurar potencial em sua equipe e incentivá-lo, desenvolvendo uma compreensão de como o trabalho de todas as pessoas afeta holisticamente o alcance das metas e dos objetivos não apenas da organização, mas, também, dos próprios colaboradores, de modo individual.
- Identifique áreas de viés nas interações do dia a dia
Mesmo diante de pequenas interações cotidianas, é possível que certos vieses sejam identificados por uma liderança inclusiva e atenta. Nenhuma atitude preconceituosa é pequena ou trivial demais para ser ignorada e é papel do líder inclusivo não ignorar as atitudes que afastam a inclusão do ambiente organizacional.
- Invista em processos inclusivos
Para alcançar a liderança inclusiva, invista em processos de gerenciamento de desempenho e desenvolvimento de carreira inclusivos. Quando não há estrutura inclusiva em vigor para o desenvolvimento profissional, muitas vezes os líderes podem tomar decisões baseados em inclinações pessoais e afinidades, o que privilegia uns em detrimento de outros, afastando a empresa da equidade desejada.
Desenvolver liderança inclusiva não é apenas uma estratégia para o sucesso organizacional, mas um caminho para promover a diversidade, a equidade e a inclusão no ambiente empresarial, composto por colaboradores únicos, que devem ter suas diferenças celebradas. Ao ativar mudanças, construir pertencimento e criar oportunidades, as empresas conseguem não apenas atrair os melhores talentos, mas também impulsionar sua capacidade de inovar e crescer.
Faça a diferença na sua empresa com a liderança inclusiva. Para isso, conte com a experiência da FranklinCovey:
Deixar um comentário