Me tornei líder, e agora? Como abdicar dos trabalhos operacionais e focar nas estratégias da empresa.

Ter um bom planejamento de carreira é essencial para ascender profissionalmente e crescer dentro da sua área. Mas e quando estamos em posição de liderança? Quais são as habilidades que um líder deve ter? E, talvez o mais importante, como saber deixar os trabalhos operacionais nas mãos dos colaboradores e saber focar em criar estratégias para a empresa?

Esse é o assunto que vamos tratar no artigo de hoje, então se você quer desenvolver novas habilidades,  e ser um líder mais estratégico leia esse conteúdo até o final.

Me tornei líder, e agora?

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é liderar? Nos dias de hoje, quando falamos em líderes, o que nos vem à mente são gestores que tomam a dianteira dos negócios. No entanto, é preciso ressaltar que por melhor que seja o posicionamento de uma empresa dentro do mercado, não há como fazer sucesso sozinha. E para isso, é preciso ter um bom trabalho em equipe e, os melhores líderes, são aqueles que conseguem extrair o melhor de suas equipes para alcançar o êxito.

Ser um líder vai muito além do que ser simplesmente o chefe encarregado de uma equipe, por exemplo. É preciso entender que ser um líder é saber de que você é capaz de influenciar as pessoas para um objetivo em comum. É saber definir bem tanto o seu papel quanto os dos demais, é desenvolver metas e traçar objetivos para a empresa chegar aos resultados esperados.

Outro ponto importante é de que, ao ser líder, você também terá de saber administrar pessoas, desenvolver as suas habilidades, analisar e reconhecer as pessoas certas para determinadas tarefas, e ter o que é preciso para manter sempre a equipe motivada.

Habilidades interpessoais que um líder mais estratégico deve ter

Ser um bom ouvinte

Muitas vezes, saber ouvir de verdade o que a sua equipe precisa é a chave para despertar a confiança da equipe. Então, saiba ouvir sem julgamentos e sem interrupções o que seus colaboradores têm a falar, pois isso faz com que você consiga compreender melhor os anseios e as demandas de quem está na sua equipe.

Ter empatia

Empatia é a capacidade de entender, sentir e se colocar no lugar da outra pessoa. Consiste em tentar compreender as situações, sentimentos e emoções de forma racional, vivenciadas pelo outro. Ser empático auxilia os gestores a entender melhor seus colaboradores, além de dar feedbacks mais seguros. Conhecer as dificuldades e limitações do colaborador ajuda o gestor a buscar as melhores soluções para conquistar o resultado desejado da empresa.

Ser um bom comunicador

Ter simplicidade e clareza na hora de se comunicar com a equipe é uma das mais importantes habilidades que um bom líder deve ter. Ter uma boa comunicação é importante também para que o ambiente de trabalho tenha muito mais harmonia e resultados positivos.

Ter visão de negócios

Além de uma boa comunicação e ter um bom relacionamento com a equipe, o líder deve buscar também ter visão de negócio e estratégia. Essa capacidade mostra que você não está só envolvido com as suas próprias demandas, mas que também está traçando novos objetivos e metas para a empresa.

Como desenvolver essas habilidades?

Na FranklinCovey, nós temos um curso voltado exatamente para esse objetivo, é “As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária”. Nele, nós te damos todas as informações de que você precisa para se tornar um líder cada vez melhor, com foco em aumentar a produtividade e a eficiência da sua equipe.

Um bom exemplo do conteúdo que você encontra neste nosso curso, disponível neste link, é saber estabelecer as prioridades dos fluxos de trabalho para que não haja sobrecarga na sua equipe. Ou seja, uma boa forma de você desenvolver as habilidades que um bom líder deve ter é:

● Separar as atividades que realmente precisam de atenção e descartar aquilo que está tirando o foco

● Estar sempre disposto a buscar o extraordinário para a sua empresa e nunca se conformar com o que é comum. Isso faz com que tanto você quanto a sua equipe desenvolvam uma mentalidade de querer sempre estar um passo à frente dos concorrentes, oferecendo aos clientes, usuários ou consumidores o que eles buscam no mercado.

● Um bom líder deve também estar sempre preparado para quando os grandes problemas aparecerem pois, quando uma equipe está preparada para enfrentar dificuldades, ela não vai desmoronar quando pequenas urgências surgirem no caminho.

● Use sempre a tecnologia ao seu favor e nunca se torne controlado por ela. Isso quer dizer, basicamente, que utilizar ferramentas que auxiliem no trabalho não é problema nenhum, mas a sua equipe também deve saber se virar sem a ajuda delas. Saiba designar as pessoas certas para cada uma das funções da sua equipe.

● Mantenha sempre a sua equipe motivada. Eu sei que já falamos sobre isso neste artigo, mas é importante nós frisarmos que, para uma equipe ser motivada, o líder também deve se motivar continuamente. Afinal, se você não se sentir motivado, é praticamente impossível que você consiga influenciar a sua equipe a trabalhar e a produzir melhor e com qualidade.

Quais são os principais desafios que um líder deve superar?

São muitos os desafios que você, enquanto líder, enfrentará. Mas, talvez, o maior seja conseguir identificar onde e como é gasto o tempo e a energia dos seus colaboradores. Isso porque a sobrecarga de informações e atividades é uma grande sabotadora da produtividade.

Não à toa, uma queixa comum entre colaboradores é sentir-se constantemente ocupado e sobrecarregado, sobretudo entre funcionários que se encontram desmotivados dentro de uma empresa. Então, saber identificar onde estão as falhas é um dos maiores desafios de um bom líder.

Além disso, também é preciso saber identificar os pontos que realmente precisam de atenção e delimitar onde e quando a energia da equipe será gasta, pois essas decisões são importantíssimas para que a produtividade e a união da equipe permaneçam dentro dos níveis desejados por você.

O sucesso de um líder

Independente se você se tornou um líder recentemente ou se já está há algum tempo em um cargo de liderança, a grande chave do sucesso de um líder é, mais do que qualquer outra coisa, ser humano.

Ainda não há ferramenta no mundo que substitua ter um bom relacionamento com a equipe, ser acessível, estabelecer confiança e parceria com aqueles que são subordinados a você. Se você já possui essas habilidades, o que você precisa é sempre se manter atualizado, fazendo treinamentos e mentoria. Isso não enriquece apenas o seu processo de crescimento profissional, como também é fundamental para a sua equipe e empresa.

 

Gostou desse artigo e quer se tornar um líder cada vez melhor? Então, confira o nosso curso “As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária” e dê um passo a mais na sua carreira!