Assim como as pessoas têm personalidades, as empresas têm culturas de produtividade. Cada uma tem a sua, com particularidades e segredos. Algumas pessoas/empresas estão abertas a mudanças e outras não. Ou seja, algumas empresas abraçam a mudança como um incentivo a crescer e lucrar no futuro e outras não. Que lugar sua empresa está ocupando nessa breve análise: resistente ou disposto a mudar?
Não se engane, a produtividade exige mudanças de comportamento e comprometimento. Se a sua empresa enxerga a capacidade de mudança como um atributo de negócios fundamental, a capacidade de prosperar e crescer é grande.
Entretanto, se sua empresa está resistente a mudanças, se recusa agilizar seus processos e evita a inovação, a cultura de produtividade não é bem-vinda. E, dada a imensa velocidade do ambiente de negócios atual, uma empresa que não progride logo irá definhar e desaparecer.
Agora, se você faz parte de uma organização que visa aprimorar suas qualidades, trabalhar as falhas e eliminar os desperdícios, parabéns! As mudanças, como já dissemos, fazem parte da cultura de produtividade, logo, quanto mais dinâmico, melhor o resultado.
Separamos algumas características fundamentais que empresas de sucesso adotam para produzir mais, com menos tempo e menos investimento. Continue nos acompanhando para descobrir e ser um bom líder!
Características de uma cultura de produtividade de sucesso
Não ficar parado no tempo já é um bom sinal de que você quer se manter ativo e produtivo. Entretanto, você sabe quais as características de uma empresa próspera e rica em cultura de produtividade? Confira a seguir.
Tenha colaboradores felizes
Pode soar estranho, mas colaboradores felizes e satisfeitos fazem a produtividade decolar. Dessa forma, garantir que se sintam acolhidos e valorizados é um ótimo início de conversa. Veja a seguir outros pontos fundamentais para a manutenção da felicidade da sua empresa.
- Dê feedback com mais frequência: ter noção do desempenho aumenta a autoestima e a busca pelo aprimoramento. Lembre-se, feedback não é só sobre pontos a melhorar;
- Acolha: ouça o que seu colaborador quer dizer e entenda o lado dele;
- Valorize: ouviu o que tinha para falar e trouxeram uma boa ideia? Deixe-o saber que você valoriza isso;
- Ambiente de trabalho adequado: equipamentos, iluminação, ventilação, presença de vegetação e área para alimentação e descanso são grandes diferenciais e melhoram muito o desempenho;
- Desafie: proponha metas audaciosas, mas não metas inalcançáveis;
- Gratificação: boas ideias e desempenhos excelentes, como superar metas, devem ser recompensados com prêmios e abonos.
Use a tecnologia a seu favor
Tecnologia é um ponto importantíssimo para a saúde da empresa. Ou seja, em excesso e mal utilizada pode deixá-la “doente”, com andar mais vagaroso e menos intenso. Sua falta também dificulta muito o avanço da cultura de produtividade.
Por exemplo, excesso de redes sociais, aplicativos de conversa e jogos desviam a atenção do colaborador. Não estamos dizendo para proibir o uso do celular, mas para utilizá-lo a seu favor:
- Estimule o uso de aplicativos de otimização de tempo;
- Proporcione o estreitamento dos laços entre colaboradores e a comunicação através de grupos de conversa;
- Desafie-os a encontrar novos aplicativos de gestão de tempo.
Além disso, pode-se utilizar a tecnologia para otimizar o tempo de execução de tarefas e para a diminuição – ou até mesmo eliminação – de erros e retrabalhos.
Padronização de tarefas
Padronizar a execução de tarefas é uma forma de estimular a cultura de produtividade. Sem a padronização, por exemplo, é impossível de se adotar a automação de processos. Além disso, com a padronização, o tempo de execução diminui, assim como a incidência de erros.
Ter um “passo-a-passo” do que fazer facilita na compreensão e na memorização, logo, o colaborador sente-se mais seguro em executar uma tarefa.
Consciência cultural
Consciência cultural é a capacidade de entender a política interna da sua empresa, especificidades, pontos fortes, pontos a melhorar e como ela realiza as ações.
É possível, por exemplo, que uma mesma empresa tenha várias subculturas, cada uma ligada a um setor. Entretanto, é interessante deixar claro que todas devem ter ligação com a consciência cultural como um todo. Dessa forma, é mais fácil trabalhar a cultura empresarial quando se tem uma consciência cultural bem definida.
Treinamento nunca é demais
Treinar as equipes é uma forma de garantir que exista uma cultura, visando o aprimoramento e ensinando a evitar desperdícios. Além disso, o colaborador que está em um treinamento se sente valorizado pela empresa. Sendo assim, seu nível de satisfação aumenta.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, a ABTD, os trabalhadores brasileiros passam menos de 20 horas anuais em treinamento, sendo que uma fração ínfima dessas horas está destinada à cultura de produtividade. Logo, o que acha de mudar esse panorama?
Desvendando e resolvendo conflitos
Lembre-se sempre que existe a possibilidade da produtividade impulsionar a mudança, que por sua vez, pode impulsionar o conflito. Mudanças nem sempre são bem-vindas, principalmente quando vem acompanhada do pensamento “Ah… mas eu sempre fiz assim e deu certo. Por que mudar?!”
A capacidade de minimizar esse conflito, ou seja, de fazer essa pessoa ou equipe compreender que isso é benéfico tanto para ela quanto para a empresa, aumenta a produtividade.
Como ter uma cultura de produtividade extraordinária?
Gostou das dicas? Se gostou, vai ficar feliz com essa última dica. Nós, da FranklinCovey Paraná, temos um curso que é perfeito para você que prima pela produtividade. Nele nós abordamos os seguintes itens:
- Como concentrar-se no importante (não reagindo ao urgente);
- A busca pelo extraordinário (jamais se contente com o ordinário);
- Programe as “Pedras Grandes” (não se perca no cascalho);
- Tenha a tecnologia na palma da sua mão (não se deixe dominar por ela);
- Alimente a chama interior com sabedoria.
Ficou interessado pelo nosso curso As 5 Escolhas Para uma Produtividade Extraordinária? Não perca tempo, acesse o link e garanta a sua vaga. O início das aulas será no dia 21 de julho de 2021.
Deixar um comentário