O mundo do trabalho está sempre mudando e é preciso se adaptar ao que as grandes empresas estão buscando de seus colaboradores. Ser um agente de transformação é um dos perfis mais procurados não só pelas empresas, mas no mercado de trabalho como um todo. Mas o que significa isso? E como se tornar um agente transformador?

Primeiro é preciso entender que a pandemia acelerou muitos processos que antes caminhavam a pequenos passos. A transformação digital e organizacional e dos espaços de trabalho se tornaram fundamentais e estar antenado a essas mudanças é o ponto principal para quem quer se destacar neste novo mercado.

O que é ser um agente de transformação?

Dito isso, tenha em mente que ser um agente de transformação é nada mais nada menos que ver os padrões ao seu redor, identificar quais são os problemas enfrentados pela sua equipe e/ou sua empresa, descobrir formas de solucionar esses problemas, organizar a sua equipe de trabalho para desenvolver ações com fluidez e chamar para si as responsabilidades das ações coletivas e, ao fim, estar sempre disposto a se adaptar às mudanças que essas situações exigem.

Mas como se desenvolve esse senso de agente de transformação? Não é muito simples, a gente sabe. Antes de tudo, é preciso também mudar a cultura em que se vive. É preciso estar disposto e se preparar para liderar esses diferentes níveis de trabalho e ficar atento e se antecipar às mudanças, saber ler os contextos para agir da maneira mais decisiva possível, tomando as decisões certas para a equipe e para a empresa.

Um líder deve ser o primeiro a querer se tornar um agente de transformação dentro da sua empresa. Ele é aquele que promove a cultura de ser o primeiro a chamar a responsabilidade para si, entender que se a sua equipe não está no caminho que deveria, é necessário implantar mudanças e que ele deve ser o primeiro a implantar essas mudanças na equipe. Na FranklinCovey Paraná, nós trabalhamos com as 4 disciplinas da execução cujo objetivo é ensinar líderes a ajudar suas equipes a desenvolver melhor seus fluxos de trabalho, alcançando melhores resultados e engajamentos. Entre essas disciplinas está o máximo engajamento do líder com a sua equipe – isso significa ser um líder comprometido com os seus colaboradores. Isso é ser uma agente de transformação focado em resultados.

Ser um agente de transformação e transformar a sua equipe também em outros agentes transformadores passa por muitos processos. Tudo começa no recrutamento e na seleção de talentos. Os treinamentos são as melhores ocasiões para disseminar uma nova cultura organizacional dentro da sua empresa, transformando a dinâmica de aprendizagem entre os seus colaboradores. É através desses treinamentos que os colaboradores poderão assimilar os novos saberes, compartilhar novos conhecimentos e desenvolver novas possibilidades de transformação de ambientes profissionais.

Mais importante do que treinar, é conseguir reter esses talentos nos quais você e a sua empresa fizeram esses investimentos. Isso tudo faz parte do que é se tornar um agente de transformação, é ter respeito aos direitos de seus colaboradores, é promover sempre que possível a saúde, a aprendizagem e a qualidade de vida. Investir nessas demandas faz com que todo o ambiente de trabalho se torne mais motivado e engajado, além de todos se sentirem satisfeitos de desempenhar suas funções.

Por esse motivo, se você realmente deseja ser um agente de transformação focado em resultados, é preciso antes de tudo ter esse olhar sensível aos profissionais que fazem parte da sua equipe, acreditando em suas potencialidades, incentivando o aprendizado contínuo e dando espaço para que o feedback seja construtivo sempre. Ter esse olhar atento é muito favorável, pois torna os profissionais mais preparados para as mudanças e os desafios que aparecem ao longo do tempo, como os que citamos no início desse texto. Como resultado principal, os profissionais se tornam cada vez mais agentes de transformação e maximizam ainda mais as competências e os esforços que são empenhados nas tarefas do dia a dia.

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando como aplicar tudo isso, na prática, não é mesmo? Bem, então vamos lá!

Agente Transformador: um passo a passo

Como já citamos acima, aqui na FranklinCovey nós trabalhamos com as 4 disciplinas de execução e cada uma delas se relacionam com um princípio diferente que pode ser aplicado na jornada de se tornar um agente transformador dentro da sua empresa. São eles: foco, alavancagem, engajamento e prestação de contas. Veja abaixo o que quer dizer cada um desses  conceitos, segundo Bill Moraes, vice-presidente da FranklinCovey Enterprise Brasil.

1. Foco: foque no que é crucialmente importante, pois quanto mais se restringe o foco, mais se realiza;

2. Alavancagem: as pessoas agem em uma alavanca chamada medida de direção, ações preditivas, ou seja, que predizem o alcance da meta e influenciáveis pelo grupo de trabalho;

3. Engajamento: mantenha um placar envolvente, o que significa ter um placar construído pela equipe. Isso cria um engajamento, uma vontade de vencer em um jogo criado pelos colaboradores, não pelo líder;

4. Prestação de contas: crie uma cadência de responsabilidade, ou seja, a equipe se reúne em torno do placar para responder o que cada pessoa fará em prol dos resultados nesta semana.

Cada um desses conceitos podem ser utilizados por você e pela sua equipe para que todos se tornem agentes de transformação. As 4 disciplinas contribuem para que o líder alcance os melhores resultados, trazendo também mudanças nos comportamentos da equipe fazendo com que todos se tornem agentes engajados na transformação do ambiente de trabalho. Quando tudo isso é alinhado com a organização interpessoal, toda a equipe consegue dar conta das metas criadas, trazendo um resultado positivo — sendo o grande foco de tudo.

Se você se interessou por esse conteúdo e quer se tornar um agente transformador na sua empresa, entre em contato com a gente e saiba mais!